segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Libertar-se do medo

Estes dias uma pessoa pulou o muro da casa em que moro atrás de uma pipa - chamada no Rio de Janeiro de cafifa. Como moramos próximos a um morro fiquei muito assustado e subi ao encontro da pessoa que havia acabado por saltar o muro de volta para a rua. Naquele momento com a sensibilidade à flor da pele acabei olhando para as rachaduras que havia na escada e no local onde estava e vi - esta foi minha reação naquele momento - que haviam crescido de tamanha forma que eu pensava caber um mão dentro das mesmas. Fiquei muito preocupado e até entrei em contato com a defesa civil.
Enfim, passado uns dias e quando já estava não mais afetado emocionalmente pelo acontecimento acabei recebendo a visita de um amigo que levei pra ver comigo a área onde pensava estar pior e qual não foi a minha surpresa quando percebi - ele já havia trabalhado em obras na nossa casa e portanto conhece bem o terreno - que nada era igual àquilo que eu pensava ter visto. Imediatamente me pus a rezar para tentar com o auxílio de Deus entender o que havia acontecido, e pude concluir que os apóstolos também embora tenham sido pessoas que viveram com Jesus passaram por situações semelhantes, como por exemplo, aquela narrada em Mt 14,26 que conta estarem os discípulos no barco e lá por volta das três da manhã, Jesus veio andando sobre as águas. A Palavra diz que: "Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados e disseram: 'É um fantasma!' E gritaram de medo". O medo fez com que eles vissem um fantasma, mas era Jesus.
Quando estamos sob o domínio do medo, vemos o que não existe. Por isso, as palavras de Jesus ressoam forte aos nossos ouvidos e devem encontrar acolhida em nosso coração: "Sou eu! Nâo tenhais medo!" Pelo medo o demônio quer nos dominar, mas Jesus já nos conquistou a libertação do medo pela sua morte e ressurreição. Como me esquecer da palavra do Diário 735 que o Senhor me deu em um momento de profunda angústia e medo? "Não tenhas medo! Eu estou contigo. Estes assuntos estão em minhas mãos e eu os resolverei de acordo com a minha misericórdia. E ninguém pode se opor à minha vontade!" Por isso, entendo o ditado que diz não querermos resolver nada com a cabeça quente, quando dominados pela emoção, pelo medo. Por que nestes momentos você não tem a visão perfeita, total, você precisa de tempo, deixar a poeira abaixar para aprender com a Misericórdia a ver melhor.
Busquemos dar tempo e Deus nos concederá a graça de vermos tudo de forma diferente.
PADRE ANTÔNIO AGUIAR

Um comentário:

  1. É verdade Padre, quantos fantasmas o medo gera em nossa vida! Sempre fui muito medrosa, e por isso, acanhada, sem iniciativa. O novo sempre me assustou e eu o rejeitava. Deixei de viver inúmeras situações, por conta do medo!
    Mas a experiência com Jesus, e com o Espírito Santo, me modificou nessa área; mesmo ainda o medo querendo me assaltar, eu me esforço p vencê-lo em Deus, e tenho vencido!
    Enfim, peçamos a Deus que nos livre do medo, nos concedendo, efusivamente, o Espírito Santo, que Ele nos faça ver com os olhos de Deus, sentir com o coração de Deus!
    Recomendo a quem ler este depoimento e este artigo, o número 1560 do Diário de Sta Faustina.
    Unidos,
    Liu.

    ResponderExcluir