segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Anunciar Jesus Morto e Ressuscitado


O Carisma da Comunidade Anunciadores da Misericórdia está descrito na Encíclica Dives in Misericordia 15 da seguinte maneira: "A Igreja anuncia a verdade da Misericórdia revelada em Cristo Morto e Ressuscitado e a anuncia de várias maneiras". Este Carisma nos coloca na mesma linha do Documento de Aparecida 278 onde diz: "O discípulo, à medida que conhece e ama o seu Senhor, experimenta a necessidade de compartilhar com outros a sua alegria de ser enviado, de ir ao mundo para anunciar Jesus Cristo, morto e ressuscitado..."

Anunciar Jesus Cristo morto e ressuscitado requer daquele que o anuncia a disposição para fazer a mesma experiência de morte e ressurreição. Mas como é que o Anunciador pode fazer esta experiência? Na 1Jo 3,14: Nós passamos da morte para a vida, quando amamos o irmão. Então, a palavra de Deus está me dizendo que para que eu vivo a experiência da morte quando no encontro com o irmão eu "renuncio a mim mesmo", eu sou capaz de superar a tendência da minha natureza que pede uma coisa - por exemplo que eu dê um gelo naquela pessoa, que eu deixe de falar com ela, que eu a ignore, que eu a trate mal, que eu fale mal dela, etc... - e ao invés de me deixar dominar por isso, me esforço para falar com ela, por dirigir-me a ela, por tratá-la bem, por falar bem dela - mesmo sabendo que ela mal de mim - etc... morrendo para mim mesmo, para os desejos e as tendências do meu humano.

Ao fazer isso estarei vivendo a Misericórdia, pois estarei me esforçando por perdoar quem me ofendeu, por suportar com paciência as fraquezas da pessoa... Isso me levará a fazer uma experiência de Ressurreição, isto é, uma experiência de superação dos próprios limites permitindo com que em mim se manifeste a presença de Cristo Ressuscitado, aquilo que Paulo diz: "Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim". Sim, estarei permitindo que Cristo viva em mim quando com o auxílio da Sua Graça me esforço e consigo superar os limites da própria natureza, e a Misericórdia triunfa sobre a justiça. É uma realidade exigente, mas posso testemunhar que somente no esforço de superação da própria natureza - que Jesus define como renúncia a si mesmo - já estarei anunciando a Misericórdia e aí estarei anunciando o que João Paulo II na Dives in Misericordia escreveu: "O Amor é mais forte que o pecado e que a morte". Concluindo: Quem deseja ser Anunciador da Misericórdia precisa estar disposto a viver esta experiência diária de morte e ressurreição. Que Deus em Sua Misericórdia nos conceda tamanha graça.

Pe. Antônio Aguiar

Um comentário:

  1. Superar: vencer,dominar,ser superior a si mesmo! Superação requer esforço e muito esforço em alguns casos. É difícil, mas o que não posso é ficar parada, preciso começar o processo. Sem peso, sem deformar o rosto, sem ficar lembrando sempre aos outros o quanto eu tenha que sofrer p isso. O fazer por amor a Deus, pois é o modo que tenho para mostrá-lo o quanto O amo. Experiência de morte, mas tb de ressurreição! Deixo de me guiar pelas minhas tendências humanas e passo a ser guiada pelas tendências do Espírito Santo. Vivo essa realidade na vida comunitária diariamente, e aprendo muito.
    Que DEus continue crendo em mim e me auxiliando.
    Sua benção.
    Unidos
    Liu.

    ResponderExcluir