segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Despojamento

Ontem vivi uma experiência forte de Deus: me veio o entendimento de que a Virgem Maria quando recebeu a anunciação do anjo Gabriel de que seria Mãe do filho de Deus, estava muito envolvida com o projeto do casamento com José: seu coração, seus pensamentos, seus desejos mais puros eram dirigidos a José. Neste meio tempo, entra Deus na história pedindo a ela que fosse capaz de se esvaziar de sua vontade, isso é, de colocar seu coração, seus pensamentos e seus desejos mais puros de lado por causa dele, para fazer dos desejos dele os seus desejos, do pensamento dele os seus pensamentos, da vontade dele a sua vontade.
Já imaginou se Deus lhe pedisse isso. Mas Deus pede. Pede a todos nós que sejamos capazes de nos esvaziarmos de nossa vontade para acolhermos sua vontade, sempre e em todas as coisas. Infelizmente nossa humanidade foi prejudicada pelo pecado. José teve que viver a mesma coisa que Maria. Quando ele viu o que estava se passando no interior de Maria por obra do Espirito Santo pode ter pensado: "Serei eu capaz disso também?" Não entendia. Foi aí que Deus precisou intervir explicando em sonho a José o que havia pedido a Maria e o que pedia a ele também que seu coração, seus pensamentos, seus desejos mais puros que eram dirigidos a Maria, fossem dirigidos agora a sua vontade e ao seu querer e que incluísse mais uma pessoa: seu Filho Jesus
Deve ter sido uma verdadeira luta interior em José. Mas venceu a vontade de Deus.
Jesus Misericordioso disse certa vez a Santa Faustina:

Um comentário:

  1. Padre Antônio,

    Completando a sua postagem...

    Jesus Misericordioso disse certa vez a Santa Faustina:

    "Eu estou contigo. Nesse retiro Eu te confirmarei na paz e na coragem, a fim de que não te faltem forças para cumprir os Meus desígnios. Por isso, nesse retiro, riscarás por completo tua vontade própria, e em troca se cumprirá em ti toda a Minha vontade. Fica sabendo que isto te custará muito, por isso, escreve numa folha em branco estas palavras: "A partir de hoje não existe em mim a vontade própria", e risca-a; e do outro lado escreve estas palavras: "A partir de hoje cumprirei a vontade de Deus, em toda parte, sempre e em tudo." Não te assustes com nada, o amor te dará forças e facilitará o cumprimento." (D.372)

    No número 324 do Diário Jesus também disse a ela:

    "O amor puro dá força à alma no momento da agonia. Quando Eu agonizava na cruz, não pensava em Mim mesmo, mas nos pobres pecadores, e rezava ao Pai por eles."

    Como podemos observar, o despojamento está diretamente relacionado à Misericórdia. Foi, primeiramente, pedido a Maria para que ela pudesse gerar a Misericórdia que é o próprio Jesus. Também foi solicitado a José para que ele pudesse acolher a Misericórdia que veio até nós através de Maria. O mesmo foi pedido a Santa Faustina para que ela pudesse anunciar a Misericórdia ao mundo. Até mesmo Jesus precisou despojar-se de si para realizar a vontade de Deus.

    Podemos concluir, então, que despojar-se é abrir mão de nossos sonhos, nossos desejos, nossas vontades e nossos ideais para atendermos ao chamado de Deus e para que a Sua vontade se realize em nós. Lembrando que para acolher, viver, praticar e anunciar a Misericórdia é a condição fundamental pois está intimamente ligado a ela.

    Peçamos, por intercessão de Santa Faustina, que a Sagrada Família nos ensine a despojar-nos de si pelo amor a Deus!


    Meu Senhor despojou-se de si sendo Deus.
    Se fez homem, se entregou e morreu numa cruz!

    Sua bênção.
    Zandra

    ResponderExcluir