segunda-feira, 31 de outubro de 2011

DEUS PODE TRANSFORMAR O MAL EM BEM

No dia de hoje estou admirado com a capacidade que Deus tem de tirar do mal um bem maior. Sâo Paulo na Carta aos Romanos 11, fala que o fechamento dos judeus a Jesus não reconhecendo nele o Messias, o Filho de Deus vindo ao mundo para nos salvar, deu à Misericórdia a oportunidade de abrir as portas do Evangelho aos pagãos. Me veio ao coração a figura do Filho pródigo que embora tenha tido uma atitude muito grave, que foi rejeitar a paternidade do pai e obrigar-lhe a dar a parte da sua herança, partindo mundo afora e perdendo tudo a seguir - um mal - redundou em bem, quando o jovem caindo em si reconheceu o erro que cometera e decidiu voltar para casa. As palavras do Pai descrevem o bem tirado pela Misericórdia desta experiência: "Esse filho estava morto e foi reencontrado com vida". Esse bem ultrapassa em muito o mal que havia sido feito.
Outro episódio da escritura que me veio ao coração foi o da adúltera em Jo 8. Ela já estava morta - o adultério é um pecado mortal, isso é, pecado que leva a morte.Assim diz o Catecismo da Igreja Católica :1472 "O pecado grave priva-nos da comunhão com Deus e, consequentemente, nos toma incapazes da vida eterna; esta privação se chama "pena eterna" do pecado".
Essa mulher quando em virtude do mal que vivia foi levada a Jesus voltou à vida. Dessa forma, acontece com todas as coisas. O maior mal que poderia ter acontecido a qualquer pessoa na terra foi feito a Jesus, o Filho de Deus. A morte na cruz. Mas, este mal teve como consequência a maior benção que podemos receber: a libertação do pecado e da morte. Desta forma não se esqueça: DEUS PODE TRANSFORMAR O MAL EM BEM.
PADRE ANTONIO AGUIAR

Um comentário: