domingo, 13 de março de 2011

Viver sem Deus

<É possível viver sem Deus?>
Esta pergunta me veio ao coração ao ler a passagem do Pai Misericordioso em Lc 15 ou do Filho Pródigo como é mais conhecida. Ali, podemos ver um filho que deseja não mais ser filho nem ser reconhecido como tal, mas que deseja viver uma completa independência em relação ao Pai e a tudo o que diga respeito ao mesmo.
A trama, narrada pelo evangelista entretanto vai mostrando que mesmo que o homem moderno viva e procure agir da mesma maneira que aquele jovem, o homem por mais que queira, mas dia menos dia, vai entender que é impossível não perceber que esta pretensa liberdade e independência total do Pai vai levá-lo irremediavelmente à morte. Não é possível viver sem Deus.
Foi esta a conclusão a que chegou ao jovem - e que muitos tocados pela graça concluem também nos dias de hoje - depois de ter experimentado tudo o que a vida podia lhe oferecer: toda sorte de prazeres, de diversões, como também de decepções e misérias. Uma vida vazia de sentido e de valores é o que reserva o mundo a uma pessoa que se desvincula de Deus, e, que o homem não pode suportar. No fim, ao tomar a decisão de voltar a casa ele encontra um Pai que todo o tempo este usando de paciência com ele (2Pd 3,9) o acolhe e lhe faz entender que a casa sempre foi sua. Rezemos para que muitos neste tempo encontrem o caminho de volta ao Pai.
Padre Aguiar

2 comentários:

  1. Sua benção

    Na verdade pode...
    Porque Deus nos deu o livre arbítrio.
    Ele deu o direito de escolha...
    Deus não nos obriga a ama-lo ou segui-lo...
    É como Jesus fala: " Eis que estou a porta e bato,se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta,entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo."
    Ele está sempre na porta do nosso coração,mas não entra sem permissão...
    Vai depender de nós aceitarmos.
    Mas em Deus a riqueza ,a pobreza tem sentido, fora de Deus tudo é vão. Fora de Deus tudo é nuvem passageira, tudo é vão.
    Alegrai-vos sempre no Senhor porque ele está contigo.Ele é a minha salvação!

    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Sim, podemos viver sem Deus. Até porque Ele nos dá o livre arbítrio. Nós fazemos as nossas escolhas. E se assim não fosse seríamos marionetes em Suas mãos. A questão é como vivemos. Que tipo de vida temos quando optamos por viver sem Ele ou quando nos mantemos neutros, indecisos, em cima do muro?

    Li, recentemente, uma parábola que responde muito bem a essa pergunta e creio que vale a pena refletir sobre ela para que possamos perceber as consequências de uma vida sem Deus ou de uma vida de indecisão.


    A PARÁBOLA DA INDECISÃO

    Havia um grande muro separando dois grandes grupos. De um lado do muro estavam Deus, os anjos e os servos leais de Deus. Do outro lado do muro estavam Satanás, seus demônios e todos os humanos que não servem a Deus.

    E em cima do muro havia um jovem indeciso que havia sido criado num lar cristão mas que agora estava em dúvida se continuaria servindo a Deus ou se deveria aproveitar um pouco os prazeres do mundo. O jovem indeciso observou que o grupo do lado de Deus chamava e gritava sem parar para ele:

    _ Ei, desce do muro agora... Vem pra cá!

    Já o grupo de Satanás não gritava e nem dizia nada. Essa situação continuou por um tempo até que o jovem indeciso resolveu perguntar a Satanás:

    _ O grupo do lado de Deus fica o tempo todo me chamando para descer e ficar do lado deles. Por que você e seu grupo não me chamam e nem dizem nada para me convencer a descer para o lado de vocês?

    Grande foi a surpresa do jovem quando Satanás respondeu:

    _ É porque o muro é MEU.


    Ao ficarmos em cima do muro estamos fazendo a opção pelo lado onde Deus não está presente. Já estamos vivendo sem Ele. Não existe meio termo porque o muro já tem dono.

    Muitas são as tentações. Peçamos a graça da fidelidade para que não haja a entrega e para que possamos permanecer sempre ao lado de Deus.


    Senhor,
    É impossível não crer em Ti.
    É impossível não Te encontrar.
    É impossível não fazer de Ti meu ideal.
    Zandra

    ResponderExcluir