Quando cheguei a Portugal comecei imediatamente a trabalhar na Paróquia sem me dar o direito de ficar observando a realidade para a conhecer antes de qualquer coisa. Por isso, cometi muitos erros. Quando retornei ao Brasil, fiz o propósito de dedicar o primeiro ano do meu ministério na Paróquia em que me encontrava em ficar observando para não cometer o mesmo erro. Foi uma atitude muito sábia.
Cometi erros mas não tanto quanto havia cometido no passado. Aos poucos as pessoas foram comentando que me consideravam uma pessoa que era muito observadora. De modo, que observar é uma das minhas características pessoais. Observar. As pessoas, as situações, a realidade...
O que é observar? O Aurélio diz que Observar vem do latim observare: Verbo transitivo direto - 1.Examinar minuciosamente; olhar com atenção; estudar:
“Paras aqui, observas uma árvore nova que cresce” (Carlos Magalhães de Azeredo, Odes e Elegias, p. 51). 2.Espiar, espreitar: Furtivamente, os soldados observavam as manobras inimigas. 3.Cumprir ou respeitar as prescrições ou preceitos de; obedecer a; praticar: Observa rígida discrição. 4.Atentar em; notar, advertir: O conferencista pediu que observassem aquele aspecto de sua palestra. 5.Ponderar, replicar. 6.Acompanhar a evolução, o comportamento ou funcionamento de: Há anos, observava os gorilas no seu hábitat. Verbo transitivo direto e indireto.
7.Fazer ver; advertir: Observou-lhe que a resposta não estava certa;
Quando falo de observar falo no sentido de olhar com atenção, de atentar, acompanhar a evolução já que pela observação a pessoa vai percebendo por onde Deus pode estar conduzindo as coisas ou a situação, pode estar indicando por onde começar. Considero um aspecto muito importante e uma atitude muito sábia a observação pois pode ajudar muito na condução das realidades.
Padre Antônio Aguiar
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Padre, ao ler este post sobre o ato de observar, me veio ao coração outra palavra, PONDERAR!
ResponderExcluirNo dicionário quer dizer: 1.pesar,examinar com atenção; 2. expor, alegar; 3.refletir, meditar.
Penso que em muitos casos onde eu errei foi porque justamente não observei nem ponderei corretamente.
Mas hoje vejo que estas atitudes precisam ser orientadas pelo Santo Espírito de Deus sempre!
Louvo a Deus por estar me tornando livre para observar e ponderar toda e qualquer situação, palavra, atitude.
Sábias palavras as suas, inspiradas por Deus.
Uma semana abençoada para o sr. e para a CAM.
Liu.
eu poderia completar com a paciência... afinal o ato de observar requer extrema paciência: é preciso esperar para ter certeza se a impressão que tivemos é correta ou não; esperar para entender e relacionar o que vemos com o motivo que leva as pessoas a agirem de determinada forma.. observação + paciência são a base para a ponderação. è nisso que precisamos nos apoiar para não julgarmos/ condenarmos ninguém e assim levar todos a conhecer a misericórdia de Deus.
ResponderExcluir