quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Solta a corda

"Um homem foi escalar uma montanha. Quando estava no meio da mesma, escorregou e ficou dependurado pela corda. Era noite. Com receio de que algo pior pudesse acontecer, ele fez uma oração: “Senhor, tem misericordia de mim. Não permita que eu morra”. Depois de muito rezar silenciou e ouviu uma voz clara no coração: “Se você confia em mim, solta a corda!” Ele pensou se devia soltar a corda ou não. Poderia estar num precipício. A voz no interior do seu coração dizia: “Você não confia em mim? Solta a corda.” Ele não soltou. No dia seguinte, o encontraram morto. A um metro do chão".
Soltar a corda nem sempre é facil, pois sempre desconfiamos daquela voz que fala no íntimo do nosso coração. Jesus Misericordioso disse: Quando refletes sobre o que te digo no fundo do coração, tiras maior proveito do que se tivesses lido muitos livros. Oh! Se as almas quisessem ouvir a minha voz, quando falo no fundo dos seus corações, em pouco tempo atingiriam os cumes da perfeição. (D. 584)
Pense nisso.
Pe. Aguiar

2 comentários:

  1. Começando a acompanhar o blog... e de fato acreditar que Deus fala concretamente conosco é meio complicado: parece que nossa condição humana sempre nos leva a desconfiar de tudo, até de nós mesmos..

    ResponderExcluir
  2. Padre Antônio,

    Soltar a corda não é mesmo fácil. Como o senhor bem colocou, desconfiamos daquela voz que fala no íntimo do nosso coração.

    "Soltar a corda" foi o tema da homilia da missa celebrada na Casa da Misericórdia na mesma data dessa sua postagem. Durante essa homilia Deus falou muito comigo. O mesmo aconteceu quando, na quinta-feira seguinte, diante de uma situação o senhor me perguntou:
    - O que falta?
    Eu respondi:
    - Soltar a corda, padre!
    E o senhor me disse:
    - Solta!

    E hoje, um ano depois, retorno para deixar o meu comentário esperando que ele possa ajudar você que, nesse momento, passa por aqui e que, assim como eu, precisa soltar a corda diante de alguma situação presente em sua vida.

    Bem, a partir dessa missa, procurei viver um pouco mais em silêncio. Ouvindo, refletindo, observando, sentindo... Muitos momentos de oração e uma certeza. É Deus mesmo falando ao meu coração. Sei a forma que Ele usa para falar comigo.

    Mas, e como fazer para soltar a corda? Por que é tão difícil soltá-la?

    Conclui que é difícil porque temos receio do desafio, medo do fracasso. E o medo impede a ação por ser contrário a ela. E também porque estamos muito presos a nós mesmos. EU NÃO quero, EU NÃO posso, EU NÃO consigo, EU acho melhor NÃO tentar, EU acho que NÃO vai dar certo, EU NÃO tenho capacidade, EU NÃO sou como o outro... O nosso EU fala mais alto e vai se colocando acima da vontade de Deus. Além disso, observei a imensa quantidade de "NÃO" que colocamos sobre um único "SIM" que Ele espera de nós.

    Recentemente, soltei as cordas, os barbantes, os fios, as fitas, as correntes, as algemas... Enfim, tudo o que me prendia a mim mesma. Dei o meu "SIM" Àquele que, há algum tempo, solicitava no meu coração essa atitude. Só quando reconhecemos, verdadeiramente, o senhorio de Jesus em nossa vida e trazemos a inscrição do quadro de Jesus Misericordioso para ela é que conseguimos dar esse passo.

    É o querer de Deus que deve se realizar em mim.
    A mim cabe a confiança, a obediência e a fé.


    Eis-me aqui, Senhor!
    Para fazer Tua vontade, para viver do Teu amor.
    Eis-me aqui, Senhor!


    Sua bênção.
    Zandra

    ResponderExcluir