terça-feira, 13 de julho de 2010

O segredo de confissão

Durante a Peregrinação, quando estávamos em Praga - Capital da República Tcheca - durante a visita ao centro histórico, a guia nos contou a história de um Santo tcheco: São João Nepomuceno, que era confessor da Rainha. A guia disse: "Dia uma lenda que ele morreu porque o rei quis saber os segredos da Rainha e pediu a São João Nepomuceno que revelasse ao mesmo tais segredos. Como o Santo se negasse, o rei mandou amarrar-lhe as mãos, colocou-o em um cesto com pedras e jogou no rio Vistula. Ele morreu martir desta forma."
Na mesma hora reagi: "Pode ser uma lenda pra senhora, mas não pra nós católicos. Pois para nós, ele morreu para defender o segredo de confissão". Ele não podia nem quis revelar o segredo de confissão e morreu mártir em virtude disso. São João Nepomuceno morreu mártir cumprindo seu dever sacerdotal. Quando olhamos para o exemplo de homens como esse ai sim nossa fé aumenta.
Pe. Antônio Aguiar

Um comentário:

  1. Também não acho que seja uma lenda, pois São João mostrou ter caráter, personalidade, pois a rainha confiou nele. Ele, São João Nepomuceno, foi fiel até o fim preferiu morrer a contar a confissão da rainha, foi o mesmo que aconteceu com Estevão, em Atos dos Apóstolos, que foi apedrejado até a morte, mas não deixou de anunciar a Palavra de Deus.
    Felizes quando encontramos pessoas fiéis assim.

    ResponderExcluir