segunda-feira, 27 de julho de 2009

Aprendendo a viver a Misericórdia


Como se faz para aprender a viver a Misericórdia? A resposta é simples: vivendo. Ouvi estes dias de um pregador: "Para amar, você precisa se exercitar no amor." Para viver a Misericórdia, você precisa a mesma coisa, afinal Santa Faustina diz em uma passagem do Diário: "O amor é a flor e a Misericórdia o fruto". Entendo que quando exercito o amor estou vivendo a Misericórdia. Só posso entender o que significa viver a Misericórdia olhando para o exemplo de Jesus, para a maneira dele agir quer com os discípulos, quer com os outros.

Sabemos que Jesus chamou para segui-lo algumas pessoas humanamente falando nem um pouco perfeitas, mas com defeitos como todo ser humano. João e Tiago eram conhecidos como filhos de Boanerges, isto é, filhos do trovão para designar o tipo de temperamento que possuíam. Podemos perceber como eram explosivos pelo episódio em que Jesus a caminho de Jerusalém passa por uma aldeia de samaritanos onde espera pernoitar. Mas não o acolhem. João e Tiago ficam injuriados e perguntam a Jesus se ele quer que os dois peçam ao céu que faça descer fogo sobre aquela vila e aquelas pessoas de modo a queimar tudo. Jesus pacientemente diz a eles: "Não é assim que se deve agir. Vamos a outro lugar". Quanta paciência Jesus deve ter tido de usar com eles!!!

Outro discipulo, desta vez Pedro mostra que era um homem impetuoso, que acreditava na força das armas, pois quando Jesus é preso tira a espada da cintura e corta a orelha de Malco, e ainda nega Jesus por três vezes. O caso mais grave é o de Judas Iscariotes que durante os três anos que permaneceu com Jesus mesmo tendo oportunidade de ver tudo o que Jesus fazia continuava a ser ladrão. Basta ler João 12 para ver essa afirmação: Dizia isso não porque ele se interessasse pelos pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, furtava o que nela lançavam. Imagina e no final de tudo ele entrega Jesus por trinta moedas de prata.

Agora dá para entender o motivo pelo qual Jesus passava toda a noite em oração, afinal para suportar os limites dos apóstolos todos juntos, só rezando muito.

Também eu e você somos desafiados a viver a mesma experiência. Confesso que não é fácil viver o processo do irmão respeitando o tempo do mesmo. Às vezes, minha vontade é dizer umas verdades, uma poucas e boas para ver se a pessoa se liga, para ver se ela acorda pra vida. Mas, nestes momentos percebo que se disser algo posso atrapalhar seu processo. Então, busco refúgio na oração e procuro mergulhar a pessoa na Misericórdia vivendo ainda com a mesma uma paciência que sinceramente falando só pode vir de Deus e não de mim mesmo. É a 2Pd 3,9 que diz: Deus usa de paciência conosco, pois quer que todos se convertam e ninguém se perca. Usar de paciência com o outro é uma forma de exercicio ao qual diariamente sou exposto, pois sou chamado a suportar com paciência suas fraquezas. Quando Deus cria oportunidade eu aproveito para falar alguma coisa, acredito que Deus move todas as coisas. Então, fica aqui o desafio. Vamos juntos aprender a viver a Misericórdia.

Pe. Antônio Aguiar

Um comentário:

  1. Sabe PAdre, me identifico muito com os 'filhos do trovão', meu temperamento é exatamente o mesmo. Mas tenho aprendido que não posso ser assim. Preciso saber que meu limite termina, quando começa o do outro. Meu interior geme e chora, mas em silêncio! Eterna luta, mas de grandes frutos espirituais: Viver a Misericórdia!
    Sua benção
    Unidos.
    Liu.

    ResponderExcluir