quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Este é o tempo favorável

Iniciamos a Quaresma neste dia 25 de fevereiro com a quarta-feira de cinzas, onde, neste tempo a Igreja nos indica três formas para vivermos bem e assim podermos desfrutar espiritualmente deste tempo. As três são o jejum, a esmola e a oração.
È um excelente momento para intensificarmos a prática das obras de Misericórdia sejam elas espirituais ou corporais, pois a prática das mesmas nos ajudam a empreender o caminho de conversão a nós apontado pela liturgia neste dia onde ao nos serem impostas as cinzas, são nos dirigidas estas palavras: "Convertei-vos e crede no Evangelho!"
João Paulo II na Encíclica sobre a Divina Misericórdia nº 13 diz que a "Conversão a Deus consiste sempre na descoberta da sua Misericórdia, na descoberta daquele amor que é "paciente e benigno", amor ao qual Deus é fiel atè as últimas consequências, até a cruz, à morte e ressurreição do seu Filho".
Então, aproveitemos este tempo para redescobrirmos a Misericórdia em suas duas dimensões:
a) A de Deus para conosco, que nos ama e sempre disposto a perdoar;
b) A de nós para com os nossos irmãos para que os amemos através da vivência e da prática das obras de Misericórdia.
Pe. Antônio Aguiar

Um comentário:

  1. Neste últimos tempos, tenho percebido de modo claro, essas 2 dimensões da Misericórdia: a que vem de Deus e age em mim, e a que sai de mim para o outro.
    Pois corremos o grande risco de viver a misericórdia com egoísmo, quando na verdade, se Ela age em nós, é em função do outro, para alcançar o outro. A misericórdia não exclui ninguém!
    Este é, de verdade, o tempo favorável para colocarmos em prática as obras de caridade, de misericórdia para com o outro. Principlamente, com aquelas pessoas que são difíceis a nós.
    Que recompensa há em amar somente os que nos amam???
    Temos que parar de reclamar, e partir para a ação.
    Sua benção.
    Liu Ancillotti

    ResponderExcluir