segunda-feira, 18 de maio de 2009

A Misericórdia é para a conversão


Muitas pessoas pensam que o fato de Deus ser misericordioso significa que elas podem continuar a viver o mesmo estilo de vida de antes, e por isso, não se empenham em buscar a mudança de vida tão necessária. Tal compreensão da Misericórdia é errada e trata-se de uma má interpretação do que seja verdadeiramente a Misericórdia enquanto tal. Basta dar uma rápida olhada em algumas passagens bíblicas para percebermos isso. Vejamos por exemplo em Jo 8,1-11 quando levam a Jesus a adúltera. Depois de despedir os que a haviam arrastado até ele e de lhes ter feito entender que somente quem não tivesse pecado deveria atirar a primeira pedra, Jesus despede a mulher dizendo-lhe: "Eu não te condeno! Vai e de hoje em diante não voltes a pecar!"
Ele poderia simplesmente ter dito para ela: "Eu não te condeno!" Mas acrescentou: "De hoje em diante não voltes a pecar!" Isso mostra da parte de Deus que ele espera que o pecador ao perceber o amor que Deus nutre por ele, encontre forças para por fidelidade a este amor para sair da condição de pecado em que se encontra. Deus não deseja a morte do pecador, mas que ele se converta e se salve (citação livre de 2Pd 3,9).
Busquemos então nós darmos passos de conversão. Tendo conhecido a Misericórdia de Deus empenho-nos hoje em mudar de vida e de mentalidade para assim demonstrarmos gratidão a Deus por seu amor para conosco.
Padre Antônio Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário